Inundações atingiram região central do estado americano após fortes chuvas e transbordamento do Rio Guadalupe, na sexta-feira (4). Ao menos 70 pessoas morreram, incluindo 21 crianças. Buscas por 11 meninas continuam. Enchentes deixam dezenas de mortos e desaparecidos no Texas
Entre as vítimas da enchente que atingiu a região central do Texas, nos EUA, estão três estudantes do ensino fundamental, uma avó de uma cidade pequena e uma diretora de um acampamento de verão para meninas.
A tragédia ocorreu entre a noite de quinta-feira (4) e a madrugada de sexta (5), durante o feriado de Independência dos EUA, e matou ao menos 70 pessoas, incluindo 21 crianças. Chuvas torrenciais provocaram o transbordamento do Rio Guadalupe, um dos principais cursos d'água do estado.
As autoridades afirmam que os esforços de busca e resgate ainda estão em andamento, incluindo o de 11 campistas desaparecidas de um acampamento de verão para meninas.
Tanya Burwick
Foto divulgada por Rhea Burwick mostra sua mãe, Tanya Burwick, em abril de 2025, em San Angelo, Texas.
Rhae Brunswick/AP
A última vez que a família de Tanya Burwick teve notícias dela foi por meio de um telefonema desesperado sobre a enchente, enquanto ela se dirigia para o trabalho em um Walmart na manhã de sexta-feira, na região da cidade de San Angelo.
Quando Burwick não apareceu para trabalhar, seu empregador registrou um boletim de ocorrência e enviou um colega para procurá-la.
A polícia que investigava o desaparecimento da mulher de 62 anos encontrou o seu SUV desocupado e completamente submerso mais tarde naquele dia. Seu corpo foi encontrado na manhã seguinte, a quarteirões do veículo.
“Ela iluminava o ambiente e tinha uma risada que fazia outras pessoas rirem”, disse Lindsey Burwick, filha de Tanya .
Ela e seu irmão Zac disseram que o dia foi especialmente difícil porque aconteceu no feriado de 4 de Julho, enquanto trabalhavam em uma barraca de fogos de artifício que pertence à família há gerações.
À medida que a notícia do desaparecimento de Tanya Burwick se espalhava, pessoas de Blackwell, uma pequena comunidade de cerca de 250 pessoas, apareceram na barraca, que funcionava em um trailer pintado de laranja.
“As pessoas vieram nos ajudar”, disse Lindsey Burwick.
A polícia de San Angelo disse que mais de 12.000 casas, celeiros e outros edifícios foram afetados pelas enchentes na comunidade de cerca de 100.000 pessoas.
"Pedimos que o público continue a manter a família Burwick em seus pensamentos e orações enquanto eles enfrentam esta tragédia devastadora", disse o Departamento de Polícia de San Angelo em uma publicação no Facebook.
Jane Ragsdale
Jane Ragsdale era coordenadora de um acampamento de meninas
Reprodução/𝗛𝗘𝗔𝗥𝗧 𝗢’ 𝗧𝗛𝗘 𝗛𝗜𝗟𝗟𝗦 𝗖𝗔𝗠𝗣
Jane Ragsdale, 68 anos, dedicou sua vida ao Heart O'the Hills Camp, um acampamento de verão para meninas na região do Texas Hill Country.
Ela própria foi campista e conselheira lá na década de 1970, antes de se tornar coproprietária. Na década de 1980, ela era diretora do acampamento em Hunt.
"Ela era nossa luz guia, nosso exemplo e nosso porto seguro. Ela tinha o raro dom de fazer com que cada pessoa se sentisse vista, amada e importante", disse o acampamento em um comunicado.
Como o acampamento não estava aberto no período, nenhuma criança estava hospedada lá quando as águas da enchente subiram.
As instalações do acampamento, localizadas diretamente no caminho da enchente, foram amplamente danificadas e o acesso ao local permanece difícil, de acordo com autoridades do acampamento. O acampamento existe desde a década de 1950.
Autoridades do acampamento disseram que Ragsdale seria lembrada por sua força e sabedoria.
“Estamos com o coração partido. Mas, acima de tudo, somos gratos”, disse o acampamento. “Gratos por tê-la conhecido, por ter aprendido com ela e por levar sua luz adiante.”
Em 2015, em um evento para Comissão Histórica do Condado de Kerr, Ragsdale, cujo primeiro nome era Cynthie, mas o nome do meio era Jane, falou sobre como seu pai também era diretor de acampamento e o quanto ela gostava de suas experiências.
“Adorei cada minuto do acampamento desde a primeira vez que pisei em um”, lembrou.
Vídeos de Ragsdale dedilhando um violão e cantando para os campistas durante uma sessão recente foram postados em um memorial na página do acampamento no Facebook: "A vida está boa hoje. Então continuem cantando até nos encontrarmos novamente."
Sarah Marsh
Sarah Marsh, de oito anos, do estado do Alabama, frequentava o Camp Mystic, no Texas, um antigo acampamento cristão para meninas em Hunt, onde várias outras morreram nas enchentes.
Marsh estudava na Escola Primária Cherokee Bend, no subúrbio de Birmingham.
“Esta é uma perda inimaginável para sua família, sua escola e toda a nossa comunidade”, disse o prefeito de Mountain Brook, Stewart Welch, em uma publicação no Facebook.
“A morte de Sarah é uma tristeza compartilhada por todos nós, e nossos corações estão com aqueles que a conheceram e a amaram.”
Ele disse que a comunidade — onde residem cerca de 20.000 pessoas — apoiaria a família Marsh durante o luto.
Os pais dela recusaram um pedido de entrevista no domingo "enquanto lamentam esta perda insuportável", disse a avó da menina, Debbie Ford Marsh, à Associated Press em um e-mail.
“Sempre nos sentiremos abençoados por termos tido esse lindo e corajoso raio de luz em nossas vidas. Ela viverá para sempre em nossos corações!”, escreveu Marsh no Facebook. “Nós te amamos muito, doce Sarah!”
A senadora Katie Britt, do Alabama, também destacou a morte trágica da menina.
“Continuamos a rezar pelos entes queridos das vítimas, pelos sobreviventes, por aqueles que ainda estão desaparecidos e pelos nossos bravos socorristas enquanto os esforços de busca e resgate continuam no Texas”, disse ela em uma publicação na plataforma de mídia social X.
Blair e Brooke Harber
As irmãs Blair e Brooke Harber, ambas alunas da Escola Católica St. Rita em Dallas, estavam acampadas às margens do Rio Guadalupe quando sua cabana foi levada pela água, de acordo com a escola.
O pastor Joshua J. Whitfield, da Comunidade Católica de Santa Rita, que compartilha o campus com a escola, disse que os pais das meninas, Annie e RJ Harber, estavam em uma cabana diferente e estavam seguros. No entanto, seus avós não foram encontrados. Annie Harber é professora de longa data na escola.
Blair estava indo para a oitava série, enquanto Brooke estava no sexto ano.
“Honraremos a vida de Blair e Brooke, a luz que compartilharam e a alegria que trouxeram a todos que as conheceram”, escreveu Whitfield em uma carta aos paroquianos no sábado. “E cercaremos Annie, RJ, e sua família com a força e o apoio da nossa comunidade de Santa Rita.”
A igreja realizou um culto especial de oração na tarde de sábado e ofereceu aconselhamento.
“Por favor, mantenham a família Harber em suas orações neste momento de profundo luto”, escreveu o pastor. “Que nossa fé, nosso amor e nossa comunidade de Santa Rita sejam uma fonte de força e conforto nos próximos dias.”
Veja mais:
Governador do Texas relata visita a local atingido por enchente e promete seguir com buscas até que cada menina seja encontrada
Guarda Costeira dos EUA usa helicóptero para resgatar pessoas em enchentes no Texas