Terceiro melhor mandante, Fluminense recebe o Vasco, que busca encerrar série de derrotas como visitante na Série A Fluminense x Vasco: informações e palpite para o jogo
Por um longo período, a torcida do Fluminense sofreu muito quando mandante neste confronto pela Série A: de 2008 a 2018, foram oito jogos e o Fluminense só venceu um, com sete vitórias do Vasco, a última em 2018. A partir de 2019, o Fluminense venceu dois dos quatro confrontos, com dois empates.
Desta vez, o Fluminense chega para o confronto invicto como mandante, com três vitórias e um empate, aproveitamento caseiro de 83%, o terceiro melhor. O Vasco perdeu os quatro jogos como visitante, pior desempenho forasteiro da Série A.
Gato Mestre
Apesar das tensões que envolvem o confronto, até aqui as duas equipes estão entre as quatro equipes menos punidas com cartões amarelos: o Fluminense é o segundo com menos jogadores punidos (14) e como não teve jogador expulso, é a equipe mais disciplinada do campeonato. O Vasco é o quarto com menos amarelos (19), mas teve um expulso, o que o leva à sétima posição na disciplina.
É o desempenho em casa que vem dando suporte ao Fluminense, já que fora de casa seu desempenho cai para 27%. Como mandante, a produtividade do Fluminense é a décima, com média de 13,3 finalizações por partida, e a décima eficiência, um gol a cada 8,8 tentativa, que resultaram em seis gols em quatro partidas, que também é a décima marca caseira.
Quando visitante, a defesa do Vasco vive realidades muito opostas: é o visitante que menos permitiu finalizações adversárias, com média de 8,8 por partida. Mas ao mesmo tempo, tem a segunda menor resistência defensiva, um gol sofrido a cada 5,0 conclusões contrárias. Foram 35 finalizações contrárias e sete gols sofridos (sem contar o gol contra a favor do Corinthians).
No ataque, o Vasco sofre um desequilíbrio semelhante: é a quarta equipe forasteira com mais finalizações (12,3), mas está com a quarta pior eficiência ofensiva, um gol a cada 24,5 tentativas. Fez 49 conclusões e conseguiu dois gols.
O Fluminense é o sétimo mandante em finalizações sofridas, com média de 9,0 por partida, e está com a 14ª resistência, um gol sofrido a cada 12,0. Permitiu 36 finalizações e sofreu três gols.
No agregado dos mandos, o Vasco tem usado principalmente a bola aérea para chegar ao gol, com sete de dez gols marcados assim, uma ameaça real para o Fluminense, que em jogadas sofreu seis de 11 gols dessa forma. A bola aérea tem potencial para o Vasco.
O ataque do Fluminense é mais efetivo no Brasileirão trocando passes rasteiros, com seis de dez gols em jogadas marcados assim. A defesa do Vasco vem sendo mais vulnerável em jogadas aéreas, com seis dos últimos oito gols sofridos no Brasileirão tendo essa origem e sete dos 11 que sofreu em jogadas.
Conheça a análise dos outros jogos da rodada clicando nos links abaixo
Sábado
18h30
Fluminense x Vasco
São Paulo x Mirassol
21h
Atlético-MG x Corinthians
Domingo
11h
Grêmio x Bahia
16h
Palmeiras x Flamengo
Sport x Internacional
18h30
Vitória x Santos
20h30
Fortaleza x Cruzeiro
Segunda-feira
20h
Bragantino x Juventude
4 de junho (quarta-feira)
20h
Botafogo x Ceará
*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes, Davi Barros, Guilherme Giavone, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Ingrid Fernandes (estagiária), Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira e Valmir Storti e pelos cientistas de dados Paulo Pestana e Vitor Patalano.