Lista conta com cinco clubes da Série A, dois da Série B, quatro da Série D e três sem divisão Saiba quem é Robert Francis Prevost, o novo Papa Leão XIV
Eleito no conclave para ser o novo papa, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome de Leão XIV para liderar a Igreja Católica. Não demorou para que clubes brasileiros que têm o Leão como mascote usarem as redes sociais para brincarem com a coincidência e saudar o novo pontífice. E não são poucos.
+ Papa Leão XIV revela paixão pelo tênis: "Me considero um tenista amador"
Para se ter uma ideia, nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro, apenas na Série C não há equipes que possuem o leão como mascote. Ao todo são cinco na Série A, duas na Série B e quatro na Série D.
Para chegar a 14 (número escolhido não por acaso...), listamos outros três clubes sem divisão que também passaram a ter uma "ligação maior" com o papa. Para quem sabe, pedir uma ajuda divina?
Papa Leão XIV aparece pela primeira vez no Vaticano
Dylan Martinez/Reuters
Série A
Bragantino
Atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Bragantino tem o leão como mascote desde 1944. Mas em 2020, após firmar parceria com a austríaca Red Bull, o clube passou também a adotar o touro como símbolo.
E cada um ganhou um nome. O leão passou a se chamar "Massa Bruta", e o touro "Toro Loko". No mesmo ano, a agremiação deixou de ser Clube Atlético Bragantino para ser Red Bull Bragantino. O escudo também mudou.
Mascotes do Bragantino
Divulgação/Red Bull Bragantino
Mirassol
Fundado em 1925 e caçula da Série A do Campeonato Brasileiro, o Mirassol passou a ter o leão como mascote após votação popular.
Mascote do Mirassol em jogo da Copinha 2022
Marcos Freitas/Agência Mirassol
Initial plugin text
Fortaleza
O leão foi escolhido mascote do Fortaleza no final da década de 60. Em 2020, quando o clube completou 102 anos, foi criada a mascote feminina, que ganhou o nome de Stella. A versão masculina se chama Juba.
Fortaleza lança mascote feminina e camisa em homenagem ao outubro rosa
Initial plugin text
Vitória
O Vitória tem um dos mascotes mais antigos do futebol brasileiro, uma vez que o leão foi escolhido para representar o clube desde 1902. O motivo é o comum entre os clubes que tem o animal como símbolo, uma vez que representa "a força, a coragem e a determinação dos jogadores em campo, além de evocar a nobreza e a realeza".
mascote do Vitória
GloboEsporte.com
Sport
O estado de Pernambuco é conhecido como o "Leão do Norte", o que já facilitou a escolha. Porém, o leão passou a ser o símbolo maior do Sport após a conquista do troféu Leão do Norte em 1919, em Belém, em disputa contra o combinado Remo/Paysandu. A primeira vez que o Sport utilizou no escudo o leão da cor amarelo foi na década de 50.
Minha Joia vive um dia de mascote do Sport na partida com o Altos
Initial plugin text
Série B
Remo
Passou a ter o leão como mascote em 1944, após o jornalista Edgar Proença, que dá o nome oficial ao Estádio Mangueirão, se referir à equipe paraense como um "verdadeiro Leão Azul de garras aduncas, o Clube do Remo foi a própria alma da cidade", após uma vitória sobre o São Cristovão, do Rio de Janeiro.
Mascote do Remo curte a fama
Initial plugin text
Avaí
O surgimento da relação entre o clube e o mascote surgiu na década de 1950 quando o narrador Olímpio Sebastião Silva comparou a força e a bravura da equipe as de um leão.
Mascote Avaí Exposição Centenário
Leandro Boeira/Avaí
Initial plugin text
Série D
Portuguesa
Mais um caso de clube com dois mascote. Até 1994, uma simpática portuguesinha, com trajes típicos, eram quem representava o clube. Mas a partir do ano seguinte, ela ganhou a companhia de um leão, por ser um '"símbolo da garra, determinação e astúcia", como explicou o clube à época.
Mascote Severa está de volta na Portuguesa após 26 anos
Initial plugin text
Cianorte
O clube paranaense, fundado em 2002, é conhecido como o "Leão do Vale".
Leão, mascote do Cianorte
Elisandro Vieira
Initial plugin text
Inter de Limeira
Passou a ser associado ao leão em 1920, após um jogo contra o Palestra Itália (o antigo Palmeiras), por conta da atuação dos seus jogadores, mesmo com a derrota.
Léo Nino, mascote da Inter de Limeira
Gustavo Biano
Initial plugin text
GAS-RR
Fundado em 1965, é chamado também de Leão Dourado ou Leão do Norte.
Escudo do Grêmio Atlético Sampaio, o GAS
ge
Clubes sem divisão
Comercial-SP
Ganhou o apelido "Leão do Norte" após uma excursão bem-sucedida ao Norte e Nordeste brasileiro nos anos 20, quando o clube permaneceu invicto.
Loja Comercial Garra do Leão
Reprodução EPTV
Initial plugin text
Villa Nova-MG
Responsável por criar os mascotes do Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG nos anos 40, o cartunista Fernando Pierucetti, conhecido como Mangabeira, também elaborou os mascotes de outras equipes mineiras.
Entre elas o Villa Nova, a quem designou o Leão, que posteriormente virou Leão do Bonfim. em referência ao bairro onde está situado o estádio do clube.
Historiador do Villa Nova exibe fanatismo pelo Leão do Bonfim
Nacional-AM
Mais um clube com dois mascotes. Nesse caso, a Águia e o Leão.
Nacional "moderniza" mascote e lança novo leão